domingo, 23 de fevereiro de 2014

ACORDO NO PROCON DE CABEDELO AGORA TEM FORÇA DE TÍTULO EXECUTIVO EXTRAJUDICIAL

Foto: Internet.
O Procon de Cabedelo vinha sofrendo fortes críticas dos consumidores, em virtude dos acordos realizados e descumpridos pelas empresas (fornecedores de produtos ou serviços).

Para os consumidores nenhuma vantagem teria em procurar o órgão consumerista, pois se o acordo fosse descumprido pelo fornecedor, teria de procurar o judiciário para rediscutir os fatos e os fundamentos jurídicos da reclamação, o que demandaria mais tempo para a resolução do caso.

Pensando em dar mais efetividade aos acordos realizados no Procon de Cabedelo, foi determinado pela nova diretoria do órgão, que os acordos realizados teriam força de título executivo extrajudicial, nos termos do inciso II do art. 585 do Código de Processo Civil.

Foto: Internet.
Deste modo, agora, caso o consumidor realize acordo, terá em suas mãos um título executivo extrajudicial capaz de lhe assegurar seus direitos, sem precisar provar mais nada na justiça. O consumidor irá simplesmente cobrar o cumprimento da obrigação de pagar ou de fazer.

PROCEDIMENTO ANTIGO:

Antes, o consumidor fazia a reclamação no Procon de Cabedelo, comparecia em audiência, fazia o acordo com a empresa, e se houvesse descumprimento por parte da empresa, teria que procurar o judiciário e rediscutir os fatos ocorridos. Ou seja, teria que provar os fatos e os fundamentos do pedido, correndo o risco de ter uma decisão desfavorável.

PROCEDIMENTO NOVO:

Hoje, caso seja feito acordo no Procon de Cabedelo, e a empresa tenha descumprido, o consumidor com o termo de acordo em mãos, poderá, simplesmente exigir na justiça o cumprimento do acordo. Ou seja, agora o consumidor não terá que provar os fatos ocorridos e esperar por uma decisão judicial, que poderia ser favorável ou não.

O novo procedimento do Procon de Cabedelo tem o objetivo de dar mais efetividade aos acordos realizados, e garantir ao consumidor a satisfação de seus direitos.


Fonte: Procon Municipal de Cabedelo.